Hérnia de disco: o que é, sintomas e tratamentos
Hérnia de disco é uma condição que pode se manifestar em qualquer área da coluna vertebral, mas ocorre de forma mais frequente nas regiões lombar e cervical.
Esta se desenvolve quando algum disco intervertebral, estrutura com função amortecedora, desloca-se de sua posição habitual, o que pode comprimir nervos presentes na coluna e ocasionar quadros de dor.
Uma medida para prevenir a hérnia de disco pode ser a prática de atividade física, mas é importante destacar que esforços excessivos ou traumas estão entre as causas mais comuns para o aparecimento desta condição. As limitações físicas, contudo, são determinadas em diferentes graus, de acordo com cada caso.
Saiba quais são as principais causas da hérnia de disco:
Na maior parte dos casos, a hérniação cicatriza e é reabsorvida pelo organismo. Em alguns indivíduos, no entanto, poderá haver calcificação do disco comprometido. Quando isso ocorre, há a presença dos típicos sintomas da hérnia de disco, podendo ser de natureza persistente.
Quando atinge os 20 anos de idade, o corpo humano inicia um processo lento e natural de degeneração dos discos intervertebrais. Assim que se degeneram tais discos apresentam desidratação, tornando-se mais frágeis e propensos a herniações e rupturas, tanto na região lombar quanto nas demais áreas da coluna.
Abaixo estão as causas mais comuns de hérnia de disco:
- Tabagismo;
- Idade avançada;
- Obesidade;
- Herança genética;
- Má postura;
- Traumas na coluna;
- Esforço físico excessivo;
- Sedentarismo.
Conheça quais são os sintomas típicos desta condição:
Em boa parte dos casos sintomáticos, o indivíduo apresenta dor somente em um lado do corpo. Caso tenha ocorrido lesão discal, mas sem deslocamento expressivo ou herniação, a dor pode ficar restrita à área do disco afetado.
Quando a hérnia de fato comprime ou toca algum nervo, as dores poderão ser sentidas em outras regiões. Além disso, poderão ser irradiadas por toda a extensão da coluna até a área que compreende a raiz do nervo acometido. Nesses casos, o paciente pode referir:
- Perda de força muscular;
- Sensação de coluna travada;
- Dores fortes na coluna;
- Dores irradiando para membros;
- Amortecimento e formigamento;
- Cãibra.
O local em que o paciente refere sentir dor pode ajudar a identificar o tipo de hérnia de disco apresentado:
- Hérnia de disco lombar: A dor é sentida na porção inferior da coluna vertebral, de modo a irradiar para os glúteos e membros inferiores. Há formigamento, assim como perda da força das pernas e pés.
- Hérnia de disco torácica: O paciente costuma referir dores no centro das costas, na região dorsal e no tórax.
- Hérnia de disco cervical: Além de dores, o indivíduo apresenta dificuldade ao movimentar o pescoço. As dores, por sua vez, são irradiadas e ocorre perda da força dos membros superiores.
Os métodos mais empregados para diagnóstico:
O exame físico, assim como a história clínica do paciente, são de grande relevância para o diagnóstico. Além disso, o especialista poderá solicitar exames de imagem, como radiografias e tomografia para verificar a ocorrência de calcificações discais. A ressonância magnética também é um exame solicitado com frequência para estes casos.
Como pode ocorrer o tratamento da hérnia de disco:
Grande parte dos quadros de hérnia de disco apresentam melhora após o tratamento conservador, com o emprego de analgésicos, anti-inflamatórios e outras medicações.
O repouso é uma medida frequentemente recomendada por médicos para tratamento da hérnia de disco. Assim sendo, o especialista poderá recomendar que o paciente se abstenha de atividades físicas de forma concomitante ao uso de medicações analgésicas, opióides e anti-inflamatórios, especialmente em casos agudos.
Tão logo tenha ocorrido a estabilização do paciente, o especialista poderá recomendar um processo de reabilitação dos músculos da coluna, assim como do abdômen e de outras áreas.
Para que casos a cirurgia costuma ser indicada:
A recomendação de cirurgia ocorre quando o paciente não apresenta melhora após o tratamento conservador, referindo a ocorrência de dores ou outros sintomas de natureza neurológica e que sejam progressivos.
Na atualidade, há o emprego de técnicas como as cirurgias minimamente invasivas, que são destinadas à retirada da hérnia. Em face de sua realização, o paciente fica internado por menos tempo e também passa mais rapidamente pelo pós-operatório, podendo ter alta no mesmo dia da cirurgia.
A cirurgia realizada por endoscopia é uma das técnicas mais modernas de tratamento, também possibilitando alta no mesmo dia e rápida retomada da rotina do paciente.




Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!