Ácido hialurônico: conheça os melhores tratamentos
Ácido hialurônico é fundamental para a saúde do tecido cartilaginoso, uma vez que apresenta propriedades como a absorção de impactos e a lubrificação da região, necessárias para uma boa qualidade de vida do indivíduo.
O líquido sinovial conta com o ácido hialurônico como a principal substância de sua composição. Além disso, é especialmente encontrado em abundância em articulações saudáveis.
Em contrapartida, quando a articulação está comprometida por processos inflamatórios ou artrose, a qualidade desse líquido não é a ideal. Verifica-se menor capacidade de lubrificar a articulação, bem como pouca viscosidade. Desse modo, estabelece-se um estado crônico de inflamação, comprometendo as atividades diárias normais.
No campo da ortopedia, contudo, o ácido hialurônico é amplamente empregado em face de seus benefícios. Quando a substância é aplicada nas articulações, dá-se o nome de viscossuplementação.
Conheça os benefícios que a aplicação de ácido hialurônico traz
A aplicação desta substância diretamente nas articulações confere expressiva melhora de inflamações, dores e desgastes cartilaginosos. Com isso, é indicada para tratamento de diversas condições, como a artrose.
Pelo fato do ácido hialurônico estar presente de forma natural no corpo humano, o tratamento com o emprego desta substância é considerado biológico para os desgastes das articulações.
As infiltrações com este ácido são responsáveis por promover o sucesso do tratamento conservador, uma vez que possibilitam a reabilitação do paciente em relação a realização de atividades físicas. Por essa razão, oferece melhora muscular, aprimoramento do condicionamento e da funcionalidade do paciente.
Tratamento com ácido hialurônico: as principais indicações
A aplicação de ácido hialurônico beneficia pacientes com quadros leves ou moderados de artrose. Nesses casos, os pacientes apresentam inflamações e dores, tornando as atividades cotidianas mais dificultosas.
Até mesmo alguns pacientes que apresentam a forma grave da artrose poderão obter benefícios com a aplicação da substância, mas vale ressaltar que, nesses casos, a resposta biológica é mais difícil de se prever.
Indivíduos que não tenham desenvolvido artrose, mas apresentem lesões cartilaginosas, condromalácia ou condropatia poderão ser tratados com este ácido. A indicação pode beneficiar principalmente os pacientes que sofrem com derrame articular, lesões de grandes dimensões e que não obtiveram sucesso com o tratamento conservador.
De que forma o ácido hialurônico é administrado na ortopedia
A aplicação do ácido dependerá do tipo de produto empregado. Em outras palavras, as aplicações poderão ser realizadas em dose única ou em composições de 3 a 5 injeções, respeitando-se os intervalos de até 1 semana.
Vale ressaltar que as aplicações em dose única não apresentam menor eficácia, se comparadas com as versões destinadas a várias aplicações. Por essa razão, costumam ser preferidas, já que evitam as repetidas injeções no paciente.
As articulações que o ácido hialurônico pode beneficiar
Para fins de tratamentos da área de ortopedia, as aplicações de ácido hialurônico são realizadas nos seguintes locais:
- Coluna;
- Mão;
- Pé;
- Tornozelo;
- Ombro;
- Quadril;
- Joelho.
O tratamento do desgaste nas articulações é feito com base nas peculiaridades de cada região. Por essa razão, é importante o atendimento de um ortopedista, uma vez que o profissional estabelecerá a melhor abordagem para cada caso.
Por quanto tempo permanece o efeito da substância após a aplicação
Os efeitos da aplicação com este ácido são variáveis em termos de duração. Em geral, o paciente experimenta de seis meses a um ano de alívio dos sintomas.
É importante ressaltar que, enquanto o paciente apresenta melhora da inflamação e da dor, o tratamento seguirá com outras medidas, como controle do peso corporal, reabilitação e a prática de exercícios físicos. Tais medidas favorecem uma maior duração dos efeitos da substância.
Há casos, contudo, em que a resposta ao tratamento pode ocorrer por menos tempo. Isso costuma ocorrer em casos mais graves de artrose, por exemplo.
Para que caso é indicada a repetição da infiltração
Caso o paciente tenha apresentado melhora dos sintomas após a aplicação, com duração dos efeitos pelo tempo esperado, a nova aplicação poderá ser indicada pelo médico ao surgirem os sintomas novamente.
A recomendação de nova infiltração não segue um período fixo de tempo. Isso significa que alguns pacientes não precisarão de novas aplicações, sobretudo em se tratando de indivíduos que apresentaram boa adesão às outras medidas do tratamento conservador.
Veja de que modo é realizada a infiltração com este tipo de ácido
O ácido hialurônico é diretamente aplicado no interior do espaço articular a ser tratado. A substância se espalha pela articulação, não sendo preciso aplicações em pontos variados.
Caso haja edema e líquido excessivo na região articular, o médico poderá realizar aspiração antes da infiltração. Em alguns casos, a ultrassonografia é um recurso empregado neste procedimento.
A aplicação possibilita rápida recuperação do paciente. Recomenda-se, entretanto, que o indivíduo tratado evite atividades muito intensas nos primeiros dois dias após o procedimento.
Para evitar efeitos colaterais como inchaço e dor, a aplicação de compressas geladas é indicada.




Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!